HDS - Sistemas de Energia

Home / Notícias

Notícias

04
ABR
2016

Falta de Manutenção Preventiva

Pode causar sérios danos ao Sistema de Energia.

 

Infelizmente o conceito de manutenção preventiva não faz parte da maioria das empresas brasileiras. Uma correta manutenção preventiva evita que danos afetem a vida útil do sistema de energia, ups, baterias, cabos, ventiladores e demais partes.A falta de manutenção pode causar diversos problemas, esses danos quando ocasionados geram um custo muito mais elevado que a constante manutenção, além disso, condições adversas podem ocasionar acidentes graves ao operador e danificar todo sistema.

A manutenção preventiva tem como finalidade antecipar eventos nocivos e transtornos, que podem causar paradas não programadas.  Sua observância traz benefícios tais como minimizar custos com troca de peças antes do termino de sua vida útil, a confiabilidade no funcionamento do sistema. Equipamentos sem preventiva podem estar acometidos por eventos como:

LIMPEZA:

UPS Sem manutenção constante.

 

Acúmulo de Poeira, que pode vir a fechar os dutos de ventilação do aparelho excedendo a temperatura na parte de potência levando ao colapso o inversor da UPS, a temperatura ideal para funcionamento do sistema (UPS + Baterias) gira em torno de 20 à 25ºC quanto mais fora desta margem menor à vida útil do mesmo. Além disso, durante a manutenção o técnico analisará o ambiente onde o UPS se encontra, visando garantir que esteja de acordo com as condições apropriadas para o funcionamento do sistema.

 

BANCO DE BATERIAS:

Em casos como os ilustrados na imagem acima em que o banco fora danificado em detrimento da alocação de baterias novas em banco com baterias antigas, onde apresentam diferença entre resistências,  influindo na carga da bateria, drena mais corrente a que possui a menor resistência. Baterias avulsas em bancos pré-existentes e/ou de modelos diferentes jamais terão equivalência de resistências. Aconselha-se a alocação de um banco novo onde as mesmas sejam de mesmo lote e resistência equivalente, contribuindo a confiabilidade no sistema.

 

VENTILADORES:
 
Os ventiladores podem ser afetados pela poeira e outros detritos, causando sobreaquecimento em componentes do UPS. Também pode ocasionar curto-circuito no UPS, podendo transferir para o Bypass e vulnerabilizando a carga.
 
 
CAPACITORES:
 
Todo banco de capacitores deve ser trocado quando for detectada uma diminuição de sua capacitância, pois esta influência diretamente na forma de onda do retificador e do inversor, causando danos a carga.

Newsletter

Digite os campos ao lado:
Paraná: (41) 2109-8800 Rua Apucarana, 973 - Cep: 83324-450
V. Emiliano Perneta - Pinhais
São Paulo: (11) 5091-9164 Rua Doutor Diogo de Faria, 55 - Sala 13 CEP: 04037-000
Vila Clementino - São Paulo
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. POWERED BY TOTALIZE INTERNET STUDIO.